Divisão agrícola da BASF está de olho nas sementes e na Ásia enquanto se prepara para listagem
![]()
9 de maio (Reuters) - BASF (BASFn.DE) A unidade agrícola pretende expandir-se na Ásia e nos mercados globais de sementes enquanto se prepara para uma listagem no mercado de ações em cerca de dois anos, disse um executivo sênior à Reuters.
A gigante alemã de produtos químicos industriais disse que sua unidade de Soluções Agrícolas deve estar pronta até 2027 para uma oferta pública inicial que pode fazer com que a BASF venda uma participação minoritária na fabricante de pesticidas e sementes.
"Pretendemos aumentar ainda mais nossa participação na receita com sementes. Estamos perto de 22% e queremos chegar a 25%", disse Livio Tedeschi, presidente da divisão, à Reuters.
Entre os novos produtos que sustentam essa ambição, a BASF está trabalhando em trigo híbrido, uma abordagem que vem sendo buscada há anos pela indústria para aumentar a produtividade do trigo, e novas variantes de soja que resistem a pragas como as lombrigas do solo.
Tedeschi disse que essa era uma alta prioridade estratégica e poderia ser apoiada por acordos de colaboração e pequenas aquisições.
Um foco geográfico particular em produtos como produtos químicos agrícolas e serviços digitais foi a Ásia, ele acrescentou.
"Quando medidos pela participação de mercado, estamos sub-representados na Ásia. Queremos aumentar nossa participação de mercado", disse Tedeschi.
O negócio agrícola da BASF está entre os quatro maiores players do setor, juntamente com a Syngenta e a Bayer (BAYGn.DE), abre uma nova abae Corteva (CTVA.N), abre uma nova aba, registrou vendas globais de 9,8 bilhões de euros (US$ 11,1 bilhões) em 2024, com a Ásia respondendo por 11,6% disso.
Da América do Norte, Europa e América do Sul, obteve 39,8%, 24,6% e 24% das vendas, respectivamente.
A controladora BASF disse na semana passada que estava enfrentando altos níveis de incerteza devido às tarifas dos EUA e às reações de outros países a elas, mas reafirmou sua previsão de lucros devido à falta de indicadores econômicos mais claros.
Tedeschi acrescentou que a decisão da BASF de separar a unidade agrícola do restante do negócio deu mais autonomia à unidade e lhe permitiria sustentar os gastos com pesquisa e desenvolvimento em 9%-10% das vendas.
(US$ 1 = 0,8836 euros)
Edição por Mark Potter
0 comentário
China reforça controles nas fronteiras e abate gado em meio a surto de febre aftosa
Segurança jurídica e crise do agro pautam Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio
PF ou PJ no Agro? A decisão que pode definir seu lucro após a reforma
Produtores venderão azeite novo com preço unificado durante a abertura da colheita
Colheita de mel no Rio Grande do Sul se aproxima do final
Alta do diesel pressiona o campo e leva produtores a rever contratos no agronegócio