Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor
![]()
Atualmente, o Brasil está próximo de atingir 5 milhões de toneladas de produção anual de sorgo, e se tornar o terceiro maior produtor mundial do grão. Os Estados de Goiás e Minas Gerais respondem por 46% desta produção no país.
Durante o 3° Congresso Abramilho, a expansão do sorgo e seu grande potencial produtivo foram destaques em vários painéis do evento.
Segundo o pesquisador da Esalq/USP, Mauro Ozaki, porenquanto o sorgo é um produto de baixa liquidez, mas existe a projeção para os próximos anos de um forte avanço na produção do Brasil devido ao interesse por parte de biorrefinarias de etanol de milho, e do potencial do grão como matéria-prima para produção de farelo para ração animal. "Acredito que o mercado do sorgo tem se ampliado gradativamente no país e isso tende a aumentar cada vez mais. Ele tem um custo de produção menor, baixo risco de plantio quando comparado ao milho devido sua maior tolerância à seca e menor necessidade de insumos e, além disso, tem um importante potencial para produção de subprodutos", afirmou o pesquisador.
De acordo com o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, apesar do avanço e dos benefícios da cultura, muitos produtores ainda são resistentes ao plantio. No atual cenário, oferecer suporte técnico, divulgar as vantagens e os benefícios deste tipo de produção são cada vez mais essenciais. "A gente tem trabalhado muito para conseguir aprovar novas tecnologias para aumentar a produtividade. Mas, o sorgo é um desafio. Queremos incentivar cada vez mais o plantio. Então, vamos trabalhar para ampliar as informações sobre o grão. Quem sabe no próximo Congresso da Abramilho a gente traga um painel técnico especialmente para mostrar na prática ao produtor a importância e o papel do sorgo Realmente isso é importante", destacou o executivo.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja