Maior biorrefinaria da América latina terá empreendimento dobrado no Brasil
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou esta semana a duplicação da biorrefinaria de grãos da empresa Inpasa Brasil, instalada no município de Balsas. O investimento de R$ 2,5 bilhões vai dobrar a capacidade de produção da biorrefinaria, gerar 4,5 mil empregos diretos e indiretos e consolidar o sul do Maranhão como novo polo de industrialização e bioenergia do país.
A primeira etapa da obra será entregue em julho e contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A segunda, está prevista para ser entregue até dezembro. Após a conclusão, a expectativa é manter 500 postos de trabalho permanentes na unidade.
Com a duplicação, a fábrica da Inpasa no município de Balsas — que hoje processa cerca de 3 mil toneladas de milho por dia — passará a operar com o dobro da capacidade. Atualmente, a empresa consome cerca de 1 milhão de toneladas de grãos por ano.
“Vamos duplicar a fábrica para que tenhamos mais emprego, mais renda, mais processamento de milho. Se uma já estava boa, imagina duas”, destaca o governador Carlos Brandão.
Inpasa
A Inpasa é uma das maiores produtoras de etanol de milho da América Latina, com presença em diversos estados brasileiros e no Paraguai, onde processa, ao todo, 7,5 milhões de toneladas por ano. Segundo o vice-presidente Comercial e de Operações da Inpasa, Flávio Peruzo, o apoio do Governo do Estado do Maranhão foi decisivo para a expansão da unidade no município de Balsas.
“Estamos muito felizes e seguros por conta de uma contrapartida dada pelo governo. A duplicação representa fomento para uma cadeia gigante, com grande potencial de atrair novos negócios e impulsionar o mercado de etanol, fibra e proteína”, afirma Peruzo.
0 comentário
Biodiesel amplia uso da soja e reforça oportunidades ao produtor rural
Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético e agroindustrial lançaram hoje a Coalizão pelos Biocombustíveis
Brasil está a caminho de um aumento na produção de etanol em 2026, dizem especialistas
Combustíveis renováveis colocam o agro brasileiro no centro da nova matriz energética e diversificam opções para o produtor rural
Associações indicam riscos da abertura da importação de biodiesel
Produção de biodiesel no Brasil bate recorde em 2025 e setor deve crescer em 2026