Japão rebaixa visão sobre economia global com as tarifas dos EUA
![]()
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão rebaixou nesta quinta-feira sua avaliação sobre a economia global em face da incerteza sobre a política comercial dos Estados Unidos, sinalizando seu alarme sobre as consequências cada vez maiores das tarifas do presidente Donald Trump.
Em seu relatório econômico mensal de maio, o governo também revisou para baixo sua avaliação da economia dos EUA pela primeira vez em quase três anos, dizendo que a expansão está se moderando.
"A retomada da economia global está se moderando com a estagnação do crescimento em algumas regiões em meio à incerteza sobre a política comercial dos EUA", disse o relatório. Em abril, o governo disse que o crescimento econômico global estava se recuperando.
O governo manteve sua avaliação sobre a economia do Japão, dizendo que ela está "se recuperando moderadamente, embora exista incerteza sobre a política comercial dos EUA".
Embora o aumento dos empregos e da renda familiar sustente uma recuperação moderada da economia japonesa, os riscos negativos com as tarifas dos EUA estão aumentando, segundo o relatório.
"Os efeitos dos aumentos contínuos de preços sobre a confiança e o consumo das famílias também são riscos negativos para a economia do Japão", disse o relatório, acrescentando que as consequências das flutuações do mercado também merecem atenção.
(Reportagem de Leika Kihara)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair