Presidente do Conselho Europeu viajará ao Brasil para reforçar laços de investimento
![]()
Por Sudip Kar-Gupta
BRUXELAS (Reuters) - O presidente do Conselho Europeu, António Costa, viajará ao Brasil entre os dias 27 e 29 de maio para fortalecer parcerias e laços de investimento entre a União Europeia e o Brasil.
O Conselho Europeu disse nesta sexta-feira que Costa se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua viagem e fará um discurso no Fórum de Investimentos Brasil-UE.
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o maior investidor estrangeiro do país, sendo responsável por mais de 300 bilhões de euros em investimentos diretos.
"O Brasil não é apenas um amigo próximo, é um parceiro estratégico para a UE -- um ator global e um aliado fundamental na promoção da democracia, do multilateralismo e na formação de um mundo mais justo e sustentável", disse Costa em comunicado.
"Em tempos em que esses valores são desafiados globalmente, é ainda mais crucial que países como o Brasil e a União Europeia se unam para defendê-los", acrescentou.
A viagem de Costa ao Brasil também ocorre no momento em que a UE visa ratificar um acordo comercial com o Mercosul há muito adiado, que abrange principalmente questões agrícolas.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes