Monções da Índia estagnam após início precoce, mas devem retomar a partir de 11 de junho
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As chuvas sobre a Índia devem permanecer fracas por mais de uma semana, já que o progresso das monções anuais estagnou após o início mais precoce em 16 anos, embora seja provável que se recuperem novamente a partir de 11 de junho, disseram dois funcionários sêniores do departamento de meteorologia nesta segunda-feira.
As monções, força vital da economia de quase US$4 trilhões do país, fornecem quase 70% da chuva que a Índia precisa para regar as fazendas e reabastecer aquíferos e reservatórios.
Quase metade das terras agrícolas da Índia, que não têm irrigação, depende das chuvas anuais de junho a setembro para o crescimento das plantações.
As chuvas de monções serão moderadas nos próximos dias, mas de 11 a 12 de junho, as monções se fortalecerão e começarão a cobrir as partes restantes do país, disse S. D. Sanap, cientista do escritório de Pune do Departamento Meteorológico da Índia (IMD).
O início das monções em Kerala ocorreu em 24 de maio e rapidamente cobriu o sul, o nordeste e algumas partes do oeste da Índia, antes de seu cronograma habitual, mas o progresso foi interrompido nos últimos dias, de acordo com um gráfico do IMD.
É provável que um sistema meteorológico se desenvolva na Baía de Bengala por volta de 11 de junho, o que fortalecerá a monção e criará condições favoráveis para seu progresso nas partes do norte do país, disse outro funcionário do departamento meteorológico.
As chuvas de verão geralmente caem em Kerala por volta de 1º de junho, antes de se espalharem por todo o país em meados de julho, permitindo que os agricultores plantem culturas como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.
A chegada antecipada das monções alegrou os agricultores, embora a recente e repentina paralisação das chuvas os tenha surpreendido, disse um negociante de uma trading global com sede em Mumbai.
"Os agricultores estão adiando o plantio de soja, algodão e outras culturas de verão até que haja mais chuva. Eles estão esperando que o solo tenha umidade suficiente", disse o comerciante.
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Fim de semana será de calor e tempo firme no centro-sul do país
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais