BASF inicia registro de novo fungicida para apoiar agricultores no controle da ferrugem da soja
A ferrugem asiática (causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi) é uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja na América do Sul, especialmente no Brasil, maior produtor mundial do grão. Segundo o Consórcio Antiferrugem, a doença pode causar perdas de até 90% se não for controlada corretamente.
Para driblar esse desafio, é preciso avançar no desenvolvimento de novas soluções que apoiem os agricultores no manejo de doenças. É por isso que, diante dessa necessidade, a BASF Soluções para Agricultura iniciou o processo de registro do Adapzo® Active (Flufenoxadiazam), inovação em fungicida, e submeteu os dossiês regulatórios às autoridades competentes no Brasil e no Paraguai, com uma submissão subsequente planejada na Bolívia. Esse novo ingrediente ativo, parte do robusto pipeline de inovação da BASF, é o primeiro inibidor de histona desacetilase (HDAC) do setor.
O Adapzo® Active é o resultado de um processo de pesquisa focado no desenvolvimento de um novo modo de ação para controlar a ferrugem na soja. Com sua formulação inovadora e aplicação adaptada às necessidades dos agricultores sul-americanos, o início do registro marca um importante avanço no manejo de doenças da soja na região.
“Usamos nosso profundo conhecimento da agricultura local e ouvimos cuidadosamente nossos clientes, desenvolvendo um ingrediente ativo adaptado às necessidades dos produtores de soja no Brasil, Paraguai e Bolívia”, diz Ademar De Geroni Junior, vice-presidente de Marketing Estratégico para a América Latina da BASF Soluções para Agricultura. “Com o Adapzo® Active, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, especialmente para os produtores de soja na América do Sul”, afirma.
Enquanto aguarda as aprovações regulatórias, a empresa espera que as formulações com Adapzo® Active comecem a ser introduzidas no mercado da região a partir de 2029. Além disso, a inovação em fungicida revela seu maior potencial quando usado em combinação com outras soluções do portfólio da BASF. “Essa família de produtos foi projetada para se tornar uma parte essencial das práticas que os agricultores adotam, proporcionando um excelente controle de amplo espectro das doenças mais problemáticas da soja na região, incluindo a mancha-alvo", diz Johannes Weimer, Vice-Presidente Global de Marketing Estratégico do Portfólio de Soluções de Fungicidas da BASF Soluções para Agricultura.
"O Adapzo® Active oferece um controle revolucionário da ferrugem contribuindo na proteção do potencial produtivo da soja", diz Ulf Groeger, vice-presidente de Pesquisa de Fungicidas da BASF Soluções para Agricultura. “Seu novo modo de ação garante o controle total de cepas de fungos mutantes, que representam um grande e crescente desafio para os agricultores”. Quando aplicado seguindo as recomendações agronômicas e de bula, o novo fungicida funciona harmoniosamente com espécies não-alvo e benéficas.
0 comentário
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas