CVM suspende assembleia convocada para votar fusão entre Marfrig e BRF
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu uma assembleia geral extraordinária convocada para votar a fusão entre as processadoras de alimentos Marfrig e BRF, de acordo com ata de reunião do órgão regulador de mercado.
A medida adia processo para a Marfrig incorporar a totalidade das ações de emissão da BRF, formando a MBRF, uma empresa global do setor de carnes e alimentos processados com receita de R$152 bilhões consolidada em 12 meses.
O colegiado decidiu, por unanimidade, pelo provimento do pedido de adiamento da assembleia pelo prazo de 21 dias contados a partir da disponibilização das informações pela companhia quanto ao exigido pelo art. 9° da Resolução CVM nº 81/2022.
A decisão pela suspensão da assembleia veio após a Superintendência de Relações com Empresas (SEP), da CVM, sugerir o adiamento da assembleia após pedidos de acionistas minoritários requerendo observância de pontos como alegadas irregularidades na constituição dos Comitês Especiais; alegado descumprimento das regras de conflito de interesses, com eventual atuação indevida de administradores, entre outros fatores.
A sugestão da SEP considerou o adiamento da assembleia até a apresentação de informações suficientes aos acionistas da BRF para a compreensão dos critérios e informações que levaram o comitê e o conselho de administração da companhia a entender adequado o preço base de cada companhia, utilizado para cálculo da relação de troca proposta.
No plano anunciado em meados de maio, a Marfrig, que já possui uma participação controladora na BRF, assumiria o restante em um acordo de troca de ações.
A informação foi publicada antes pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, na segunda-feira.
A BRF não quis comentar. A Marfrig não respondeu de imediato a pedidos de comentários.
As empresas informaram anteriormente que a fusão estava sujeita à aprovação dos acionistas de ambas as companhias.
(Reportagem de André Romani, com reportagem adicional de Roberto Samora)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli