Canadá vai criar medidas tarifárias sobre aço e alumínio em breve, diz premiê
![]()
OTTAWA (Reuters) - O Canadá adotará em breve medidas tarifárias para enfrentar os riscos associados ao persistente excesso de capacidade global e ao comércio injusto de aço e alumínio, disse o primeiro-ministro, Mark Carney, a jornalistas nesta quinta-feira.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou este mês as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 50%. A medida pode prejudicar o Canadá, que é o maior vendedor de metais para os EUA.
Carney, afirmando que as tarifas estavam desestabilizando os mercados, disse que o Canadá estabelecerá novas cotas tarifárias de 100% dos níveis de 2024 sobre as importações de produtos siderúrgicos de parceiros de acordos de comércio não-livre "para estabilizar o mercado interno e evitar desvios comerciais prejudiciais".
Carney disse na segunda-feira que havia concordado com Trump que as duas nações deveriam tentar fechar um novo acordo econômico e de segurança dentro de 30 dias.
O Canadá ajustará suas contra-tarifas existentes sobre produtos de aço e alumínio dos EUA em 21 de julho para níveis consistentes com o progresso feito nas negociações, disse Carney, sem dar detalhes.
(Por Promit Mukherjee)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli