Especialista da Emater-MG explica como certificar produção de ovos e frangos caipiras

Publicado em 25/06/2025 14:30
Assunto será tema de palestra no evento Avicultor 2025, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira

Uma criação de aves caipiras certificada, que priorize o bem-estar animal, a sanidade e a sustentabilidade da produção. Estes são alguns dos aspectos que serão abordados pela coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal, durante uma palestra no evento Avicultor Mais 2025, nesta quinta-feira (26/6), no Expominas, em Belo Horizonte. A apresentação será às 16h30, no auditório 1.

A coordenadora irá detalhar os conceitos do programa Certifica Minas para ovos e frangos caipiras. O Certifica Minas foi criado pelo governo estadual para incentivar a melhoria da qualidade da produção agropecuária e abrir novos mercados para os produtores rurais mineiros, principalmente os agricultores familiares.

“Obter a certificação não é difícil. Mas requer atenção no cumprimento das normas presentes num checklist. A Emater-MG, com assistência técnica, tem o papel de ajudar o produto a conseguir a certificação pelo Certifica Minas”, explica Márcia Portugal.

Para obter a certificação do ovo caipira, as galinhas poedeiras, por exemplo, precisam ser criadas soltas, com acesso a piquetes – áreas externas que permitem que as aves expressem seu comportamento natural, como ciscar e tomar sol. A alimentação deve ser exclusivamente de origem vegetal. São indicadas linhagens rústicas, com maior resistência a doenças.

No caso do frango caipira, os critérios são semelhantes. As aves devem ser criadas com espaço suficiente para livre movimentação. O desenvolvimento dos animais é mais lento, já que o uso de promotores de crescimento é proibido. Em ambos os casos, a certificação também exige controle sanitário adequado, gestão da granja e rastreabilidade do processo produtivo.

A certificação é voluntária e tem como objetivo atender às exigências de um consumidor cada vez mais atento à qualidade dos alimentos e ao bem-estar animal. A adesão ao programa não é apenas um diferencial comercial. Com a certificação, o produtor passa a ter um controle mais rigoroso de todos os processos produtivos, melhorando a gestão da propriedade, os registros de produção, a rastreabilidade do alimento e as boas práticas sanitárias.

“A certificação promove a valorização do produto, melhores preços para o produtor, gestão e organização da propriedade. Além disso, ele pode usar a terminologia ‘caipira’ na rotulagem, comprovando uma produção legalizada”, afirma a coordenadora da Emater-MG.

Como aderir

Para obter a certificação da produção de ovo ou frango caipira pelo Programa Certifica Minas, o primeiro passo é solicitar formalmente a adesão ao programa junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), apresentando toda a documentação exigida. Em seguida, o produtor assina o contrato e a proposta de serviço, onde são definidos os detalhes da auditoria que será realizada na propriedade. A Emater-MG é responsável por orientar sobre todas as adaptações técnicas necessárias na criação.

Para a realização da auditoria na propriedade, é necessário pagar uma taxa. No entanto, os agricultores familiares com DAP ativa (Declaração de Aptidão ao Pronaf) são isentos desse pagamento, o que facilita o acesso à certificação para pequenos produtores.

Após esses procedimentos, o IMA realiza a auditoria técnica no local, verificando se todas as normas do programa estão sendo cumpridas. Se a propriedade for aprovada, o produtor recebe o Certificado de Conformidade e a autorização para utilizar o selo oficial de certificação em seus produtos

Avicultor Mais 2025

Com o tema “Práticas sustentáveis e responsabilidade social para transformar o futuro”, o Avicultor Mais 2025 reunirá cerca de 5 mil visitantes, com mais de 120 marcas expositoras em uma área de 10 mil m², do Expominas.  O evento é considerado um dos maiores do setor da avicultura no país

O evento é promovido pela Avimig e pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig), com apoio de entidades como a ABPA, Instituto Ovos Brasil e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais. Mais informações sobre como participar no site www.avimig.com.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater-MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário