Temporada de confinamento aumenta alerta com a saúde dos bovinos

Publicado em 26/06/2025 16:31
Técnica de terminação envolve grande número de animais por área, o que possibilita o surgimento de enfermidades

As últimas semanas marcaram a chegada das primeiras ondas de frio de 2025 no Centro-Sul do Brasil, com temperaturas negativas e até ocorrência de neve em algumas cidades do Sul. “A queda brusca nas temperaturas, somada à seca típica do pré-inverno, também representa o início da fase de seca, momento em que os pecuaristas recorrem ao confinamento dos bovinos para fornecer alimentação adequada e terminação intensiva”, explica o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos para bovinos e equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

As características do confinamento – técnica que envolve o aumento do número de animais por área – traz fatores que favorecem a propagação de doenças no rebanho. "O transporte para um novo ambiente, o aumento da densidade populacional, as mudanças abruptas na dieta do pasto para os grãos e a umidade das instalações criam o cenário propício ao surgimento de enfermidades. A pododermatite é uma das mais preocupantes nesse contexto", alerta Pivoto.

De acordo com levantamento do Confina Brasil em 2024, mais de 60% dos confinamentos visitados relataram ocorrência de doenças de cascos, como pododermatite. Com a prevalência depende dos fatores de risco de cada confinamento, como manejo da cama, tipo e qualidade da dieta, tempo de permanência e época do ano.

“Embora a mortalidade seja inferior a 10%, as perdas econômicas são significativas, com registros de redução no ganho de peso de 80 gramas por animal no dia, totalizando redução média de 9,5 quilos de peso vivo por animal confinado” relata o médico-veterinário.

O tratamento deve ser realizado por adequação do ambiente, redução dos fatores de risco e uso de medicamentos que controlam o processo inflamatório, diminuindo o dor e consequentemente trazendo bem-estar ao animal. Para isso, a Vetoquinol Saúde Animal disponibiliza ao mercado Acura Max®, solução antimicrobiana injetável de ampla espectro. Com formulação à base de ceftiofur (6,3 g) e meloxicam (1 g), o produto atua diretamente no tratamento de infecções em bovinos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Vetoquinol Saúde Animal

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário