ANP publicará lista de inadimplentes no Renovabio; comercialização com agentes será vedada
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu nesta quinta-feira publicar lista com distribuidoras em inadimplência com o programa federal RenovaBio, e informou que o fornecimento de combustíveis aos agentes elencados ficará vedado, sob pena de multa.
A lista será publicada em página específica dentro da área do site da ANP sobre o RenovaBio, em data a ser divulgada em breve pela agência. Nela, constará a relação dos distribuidores ainda inadimplentes com a meta individual de descarbonização e que, por isso, tenham sido sancionados pela ANP.
"Essa iniciativa visa reforçar a efetividade da Política Nacional de Biocombustíveis, promover a isonomia entre os agentes do setor e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil", disse a ANP em nota.
"O agente regulado que infringir a vedação de comercialização com distribuidor incluído na lista estará sujeito à aplicação de multa, que poderá variar entre R$100 mil e R$500 milhões."
A reguladora explicou ainda que o distribuidor inadimplente que comprovar o cumprimento integral de sua meta poderá solicitar à agência, por email, a retirada de seu nome da lista, conforme previsto na legislação.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Consumo de biodiesel deve subir 9,0% em 2025 e 6,4% em 2026, aponta StoneX
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biomassa ameaça ritmo das usinas
Etanol/Cepea: Indicadores são os maiores da safra 25/26
RenovaBio completa oito anos e Senado celebra protagonismo brasileiro na transição energética
Petrobras prevê atender 100% da demanda de SAF do Brasil com produto coprocessado até 2029
Etanol/Cepea: Indicador do hidratado sobe pela 8ª semana seguida