Mato Grosso já vendeu mais da metade da safra de milho 24/25, diz Imea
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização de milho 2024/25 de Mato Grosso atingiu 50,96% do volume total de uma safra recorde, avanço de 3,35 pontos percentuais ante o índice de vendas apurado no mês anterior, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O ritmo de vendas está quase 6 pontos percentuais mais adiantado na comparação com a mesma época da temporada passada, mas se encontra atrás da média histórica para o período (65,81%), de acordo com dados do instituto ligado a produtores.
Na última sexta-feira, o Imea elevou as projeções de produtividade das lavouras do Estado e estimou a safra mato-grossense em 54,02 milhões de toneladas, volume que representa uma alta de 7,23% em relação à estimativa anterior e de 14,52% na comparação com a safra 2023/24.
Com isso, o Mato Grosso supera até mesmo o resultado da safra 2022/23 (52,5 milhões de toneladas), que até então havia sido a maior já registrada, de acordo com os dados do Imea.
"Essa produtividade recorde para o Estado é resultado dos bons volumes pluviométricos registrados ao longo do ciclo, abrangendo inclusive as áreas semeadas fora da janela ideal", explicou o Imea.
O Estado já colheu cerca de 40% da área cultivada com o cereal.
Já a comercialização antecipada da safra de soja 2025/26 de Mato Grosso, que será plantada a partir de setembro, atingiu 17,5% da produção projetada, também alta mensal de 3,35 pontos percentuais, mas há um atraso tanto na comparação anual quanto ante a média histórica para o período.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Colheita de milho em MT avança a 60,04%, enquanto a de algodão chega a 4,23%, diz Imea
Milho fecha 6ªfeira em alta após USDA reduzir estimativa de estoques da safra 26/27 e acumula ganhos semanais
Com melhora do clima no Brasil, colheita do milho começa a ganhar ritmo e mercado deve sentir pressão nas cotações
Milho fecha quinta-feira estendendo perdas em Chicago de olho no clima e no USDA
Chicago segue em correção após altas da semana passada e milho opera no negativo nesta quinta-feira
Futuros do milho estendem perdas em Chicago na manhã desta quinta-feira