PL da Securitização das Dívidas dos produtores gaúchos é protocolado na Câmara e corre em regime de urgência

Publicado em 08/07/2025 15:06 e atualizado em 08/07/2025 17:09
Projeto tem relatoria do deputado Afonso Hamm e pode ser votado até esta 5ª feira (10)

Logotipo Notícias Agrícolas

O Projeto de Lei 341/2025 - que prevê a securitização das dívidas de produtores rurais - foi, enfim, protocolado na Câmara dos Deputados e deverá tramitar na casa em regime de urgência. O projeto tem relatoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS) e deverá ser votado, segundo as expectativas de parlamentares que acompanham a pauta no Congresso Nacional, votado até esta quinta-feira (10). 

"Estamos trabalhando na construção de um relatório justo e equilibrado. Nosso objetivo é dar condições reais para que os agricultores, especialmente os do Rio Grande possam renegociar suas dívidas e continuar produzindo", afirmou Hamm nas redes sociais.

 

Em nota, o deputado federal Luciano Zucco afirma que "essa é uma medida emergencial, de justiça com quem sustenta o agro brasileiro e está à beira do colapso financeiro. A securitização das dívidas é um passo decisivo para garantir fôlego aos nossos produtores e preservar a produção de alimentos no estado. Vamos trabalhar para aprovar esse projeto ainda nesta semana”. 

Ao Notícias Agrícolas, a representante do movimento SOS Agro RS, Graziele Camargo, afirmou que está em Brasília/DF acompanhando a movimentação e o caminhar do projeto, buscando agora o apoio também do presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o deputado Pedro Lupion (PP-PR). 

"A reunião dos líderes foi muito importante para pautar o projeto 341/25 do deputado Pedro Westphalen com a relatória do deputado Afonso Hamm. Se isso acontecer será o folego necessário para os agricultores do Rio Grande do Sul poderem permanecer no campo e produzir para pagar suas dívidas. Temos urgência no processo pelo Congresso para que seja aprovado até setembro, quando se inicia o plantio", afirma Graziele.

O presidente da Aprosoja Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, também reforçou sobre não só a importância do avanço registrado nesta terça-feira pelo projeto, mas da necessidade de se conseguir a mesma urgência no Senado. "Esse passo é fundamental e ele aconteceu também em função das pressão das pessoas que ainda estão mobilizadas em diversas partes do Rio Grande do Sul em prol da securitização. 

Orth lembrou ainda que o PL 341/25 já conta também com as negociações feitas do legislativo com o executivo, o que daria mais chance às discussões e também á votação no Senado Federal. 

Abaixo, veja a nota oficial completa do deputado Luciano Zucco:

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais
 
O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos.
A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das sucessivas estiagens e de uma tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul.

Atendendo ao apelo do líder da oposição e de parlamentares da bancada gaúcha, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, concordou com a inclusão da matéria na pauta, e a expectativa é de que o projeto seja votado até quinta-feira (10).

“Essa é uma medida emergencial, de justiça com quem sustenta o agro brasileiro e está à beira do colapso financeiro. A securitização das dívidas é um passo decisivo para garantir fôlego aos nossos produtores e preservar a produção de alimentos no estado. Vamos trabalhar para aprovar esse projeto ainda nesta semana”, afirmou Zucco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    DEEM apoio aos Gauchos que Cultivam os Campos para produção de Alimentos ; do Contrário as Cidades Deverão seu Brasileiros Irão passar com regulamento de comida

    5