ABIC recebe com preocupação a decisão anunciada ontem Trump de taxar a importação de todos os produtos brasileiros em 50%

Publicado em 10/07/2025 13:59 e atualizado em 10/07/2025 15:08

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) recebe com preocupação a decisão anunciada ontem Trump de taxar a importação de todos os produtos brasileiros em 50%, o que inclui o café. 

A medida, comunicada de forma unilateral, representa um grave retrocesso nas relações comerciais entre os dois países que pode gerar impactos extremamente negativos e relevantes para toda a cadeia produtiva do café brasileiro, comprometendo a competitividade das exportações e pressionando os custos operacionais em um momento de reorganização do mercado global.

A ABIC defende uma atuação estratégica, firme e diplomática por parte do Brasil, com foco na preservação dos interesses do setor cafeeiro nacional e da nação. Reforçamos a importância do diálogo técnico e institucional para que o país mantenha sua posição de destaque no comércio internacional de café, sem sofrer penalizações que prejudiquem sua imagem e desempenho econômico.

A entidade permanece à disposição das autoridades e do setor privado para contribuir na construção de soluções que minimizem os efeitos dessa decisão unilateral e preservem a integridade do mercado brasileiro de café. Lembramos ainda que os Estados Unidos é o maior consumidor de café no mundo e dependem dos países produtores de café, como o Brasil, para abastecer seu mercado interno. Apostamos muito na diplomacia do nosso país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário