Apresenta reivindicações a respeito de pautas de politicas públicas ao Estado de São Paulo
O agronegócio paulista é um setor de muita relevância para a economia do Estado de São Paulo, compondo, aproximadamente, 19% de todo o PIB do Estado, e quase 6% de todo o PIB nacional, e cerca de 23,6% do PIB do agronegócio brasileiro (dados do CEPEA com apoio da FIESP, publicados em 2024) levando desenvolvimento, emprego e renda para os cidadãos paulistas. Esse setor de suma importância, tem como um dos principais pilares, os produtores rurais. Esses são homens e mulheres do campo, que trabalham arduamente, mesmo diante das diversas dificuldades, para levar o alimento à mesa de milhões de pessoas em todo o Brasil.
Nós da APROSOJA-SP, entidade representativa dos produtores de soja rurais de soja e milho do Estado de São Paulo, vimos apresentar à Vossa Excelência, algumas reivindicações de políticas públicas a serem tomadas, em favor da população do Estado de São Paulo, em especial, a classe dos produtores rurais paulistas, as quais são:
1. Regular via governo do Estado de São Paulo, medidas de subvenção de seguro rural, para cobrir o valor faltante por parte do governo federal, pois, como vem sendo amplamente divulgado nos meios de comunicação, as subvenções disponibilizadas por meio do governo federal não são suficientes, não atingindo assim os fins aos quais são necessários, e não alcançando os produtores rurais, ficando estes descobertos em suas atividades.
2. Regular via governo do Estado de São Paulo o patrulhamento nas áreas rurais pela polícia militar, para assegurar a segurança aos produtores rurais no meio rural. É inaceitável o fato de ter veículos, motos e caminhões transitando diariamente nas vias de circulação rurais, e não possuir patrulhamento da polícia, sendo que, o governo de Estado disponibiliza viaturas para patrulhamento, porém, as prefeituras de vários municípios não colocam as viaturas em circulação, alegando em muitos casos, falta de recursos para manter as viaturas.
3. Elaborar e executar projetos de infraestrutura e logística, em conjunto ao município, para alargamento de pontes, pois, como os equipamentos e máquinas agrícolas evoluíram ao longo do tempo, e atualmente são de porte e tamanho maiores, muitas pontes que hoje existem dificultam a passagem das máquinas e caminhões, colocando em risco os condutores das respectivas máquinas e caminhões. Atenção especial deve ser dada à ponte localizada na divisa entre os municípios de Santa Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo, no bairro Jacutinga sentido ao bairro Palmitalzinho, que hoje encontrase sem guarda de proteção lateral em um dos lados, tornando extremamente perigosa para o trânsito de máquinas, caminhões e veículos, e essa ponte é localizada em região rural com grandes extensões produtoras, e com grande circulação.
4. Regular a caça de animais silvestres nocivos à saúde humana e às lavouras, em especial as capivaras. Sabemos do empenho do poder públicos quanto a regularização e liberação à caça aos javalis, e somos gratos por essa conquista, mas, assim como os javalis, as capivaras também vêm trazendo muitos danos e prejuízos às lavouras, e seria de grande importância a aprovação de uma regulação e liberação de caça e controle desse animal.
5. Por fim, trazemos como sugestão, a criação de uma fundação para desenvolvimento de pesquisas e geração de conhecimentos e tecnologias para promover o desenvolvimento das culturas de soja e milho no estado de São Paulo. Tal fundação poderia ser sediada na fazenda pertencente ao estado de São Paulo, localizada no município de Manduri/SP, que consideramos ser uma região estratégica para o desenvolvimento de tal fundação.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides