Fretes já subiram 15% nos últimos meses no BR e disputa por veículos se intensifica
![]()
Os preços dos fretes continuam subindo no Brasil e o movimento é intensificado pelo avanço da colheita da segunda safra recorde de milho, ocasionando, inclusive uma disputa maior por veículos durante este período, como explica o pesquisador da ESALQ-Log, Fernando Bastiani, em entrevista ao Bom Dia Agronegócio desta terça-feira (15).
Nos últimos dois a três meses, as principais rotas já registram uma alta de cerca de 15%. Considerando o trecho Sorriso/MT - porto de Itaituba, na última semana, o valor alcançado foi de R$ 320,00 por tonelada, contra preços que vinham estabilizados entre os meses de abril, maio e junho.
"Ainda temos metada de safrinha para ser colhida, então este período de aumento de fretes ele deve se estender, pelo menos, nas próximas duas ou três semanas, principalmente neste mês de julho que acreditamos que possa ser o pico do frete no Brasil", afirma Bastiani. Porém, ele explica ainda que a atual safra está mais atrasada e concentrada em relação a anterior.
Com toda esta demanda, já se observa ainda uma escassez de caminhões para atender à toda esta demanda por fretes, uma vez que os veículos acabam se prejudicando também por menor produtividade, com filas maiores nas estruturas logísticas, por exemplo. "E isso pode ser percebido, principalmente, na região Centro-Oeste e no Paraná (...) e isso faz com que a gente veja uma disputa, inclusive, entre os estados para ver quem pagará mais pelo frete".
O pesquisador traz ainda em sua análise a capacidade de armazenagem insuficiente e a consequente necessidade de comercialização - não só de milho, mas também de soja - acabam deixando a situação ainda mais evidente.
Acompanhe a íntegra da análise de Fernando Bastiani no vídeo acima.
0 comentário
Maior desafio do potencial do agronegócio brasileiro em 2025 ainda foi o Governo Federal, afirma Antônio Cabrera
Avanço da reforma tributária no Congresso, Plano Clima e as expectativas para o acordo UE-Mercosul sendo assinado
Produtor brasileiro precisa estar atento ao fluxo da soja para definir estratégias de venda em 2026
Clima na última semana da primavera no BR, vitória da direita nas eleições do Chile e a soja do BR em 2026
Soja tem semana negativa e analista reforça que carregar produto no BR não compensa neste momento
BOM DIA AGRONEGÓCIO - AO VIVO