Wall Street fecha em alta após breve queda por confusão sobre demissão de Powell
![]()
Por David French
(Reuters) - Os índices de referência de Wall Street terminaram em alta nesta quarta-feira, com o índice de referência Nasdaq registrando seu recorde mais recente, apesar de uma meia hora caótica, quando notícias sugeriram que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava planejando demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell.
O Dow Jones subiu 0,53%, para 44.254,78 pontos. O S&P 500 ganhou 0,32%, para 6.263,70 pontos.
O índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,26%, para 20.730,49 pontos. Foi a quinta sessão em seis que o Nasdaq registrou um recorde. Mais cedo, os índices S&P 500 e Nasdaq caíram mais de 1%, enquanto o dólar despencou e os rendimentos dos Treasuries subiram depois que a Bloomberg News noticiou a possibilidade de substituição de Powell, citando uma autoridade não identificada da Casa Branca.
Separadamente, a Reuters News noticiou, citando uma fonte, que Trump está aberto à ideia de demitir Powell.
Trump foi rápido em negar as reportagens, mesmo quando lançou uma nova enxurrada de críticas contra Powell por não ter cortado a taxa básica de juros. A negativa de Trump reanimou os mercados acionários.
"A independência do Fed é extremamente importante para a nossa economia em geral, por isso vimos a reação do mercado quando a manchete inicial foi publicada", disse Dylan Bell, diretor de investimentos da CalBay Investments.
Investidores estão preocupados com a perspectiva de Powell ser removido de seu cargo antes do fim de seu mandato em maio, já que Trump o criticou repetidamente por não cortar a taxa básica de juros dos EUA com rapidez suficiente.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC