Bessent diz que bom acordo tarifário dos EUA com o Japão ainda é possível

Publicado em 18/07/2025 12:20 e atualizado em 18/07/2025 13:15

Logotipo Reuters

 

Por Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - Um acordo tarifário mutuamente benéfico entre os Estados Unidos e o Japão ainda é possível, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, nesta sexta-feira, após se reunir com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, em Tóquio.

"Um bom acordo é mais importante do que um acordo apressado, e um acordo comercial mutuamente benéfico entre os Estados Unidos e o Japão continua dentro do campo das possibilidades", disse Bessent nas redes sociais.

Bessent, o principal negociador comercial dos EUA com o Japão, reuniu-se brevemente com Ishiba, à medida que ele está liderando uma delegação presidencial para participar do evento do Dia Nacional dos EUA no sábado, na World Expo 2025, em Osaka, no oeste do Japão.

Falando a repórteres após a reunião, Ishiba disse que pediu a Bessent que continue "conversando ativamente" com seu principal negociador comercial, Ryosei Akazawa.

Akazawa, que também participou da reunião, confirmou aos repórteres que os dois lados concordaram em manter um diálogo produtivo. Bessent deixou o escritório de Ishiba sem falar com os repórteres.

Akazawa receberá a delegação dos EUA no sábado, na Expo.

Tóquio espera cumprir o prazo de 1º de agosto para chegar a um acordo que evite a tarifa de 25% imposta pelo presidente Donald Trump sobre as exportações de produtos do Japão, como parte da mudança no comércio global que ele tem desencadeado desde que assumiu o cargo em janeiro.

A visita de Bessent ocorre em um momento delicado para o Japão, pois seu frágil governo minoritário está prestes a sofrer outro revés em uma eleição para a câmara alta do Parlamento no domingo, um resultado que poderia complicar as negociações tarifárias com os EUA.

O jornal japonês Mainichi Shimbun informou nesta sexta-feira que Akazawa começou a tomar providências para visitar os EUA na próxima semana para novas conversas com Bessent e o secretário de Comércio, Howard Lutnick.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário