Aviso de Ventos Fortes para as Regiões Sul e Sudeste do país
Ao longo desta segunda-feira (28/07), o aprofundamento de um ciclone próximo ao litoral do Rio Grande do Sul promove ventos fortes em grande parte das Regiões Sul e Sudeste do país. Destaque para o litoral do Rio Grande do Sul, onde as rajadas de vento podem superar os 100 km/h. Ventos costeiros intensos também são esperados para o restante do litoral da Região Sul e também em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo.
Rajadas de vento intensas já foram registradas entre a madrugada e manhã de hoje, favorecidas pela formação de um sistema frontal, decorrente deste ciclone. Devido a evolução destes sistemas associados, diversas instabilidades já atuaram durante a madrugada e manhã de hoje, ocasionando pancadas de chuvas moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento. A previsão é que áreas de instabilidade permaneçam atuando em áreas das Regiões Sul e Sudeste e também na faixa centro-norte do Mato Grosso do Sul. À medida que as instabilidades avançam, há possibilidade de queda de granizo, especialmente nas áreas Serranas.
Outro destaque é o acumulado de chuva persistente para o litoral leste do nordeste, entre o rio Grande do Norte e Alagoas, com maiores volumes previstos na faixa litorânea que vai de Recife a Maceió. No norte do país, as instabilidades estarão mais ativas no oeste da Região, abrangendo o norte de Rondônia, o Acre, oeste do Amazonas e norte de Roraima. Na região central do país, persiste o tempo firme com baixa umidade do ar.
Amanhã (29), com o distanciamento do ciclone para águas mais profundas e a incursão do sistema frontal pelo Espírito Santo e Minas Gerais, as instabilidades diminuem e a massa de ar frio avança pela faixa que abrange desde a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo e sul de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São esperadas geadas isoladas no sul do país a partir da madrugada de terça-feira (29) , as quais se intensificam na quarta-feira (30), na Região Sul, e que também passam a ocorrer de forma isolada em áreas do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul.
0 comentário
Chuva intensa no RS e rios entram em alerta | Previsão do tempo 13/08/2026
Região Sul segue com alerta para tempestades e chuva pode avançar nesta quinta-feira (13)
Cerca de 1.200 pessoas deixam costa do norte da França por incêndio florestal
Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas
Sul terá nova rodada de chuvas, enquanto calor e tempo seco ganham força no Brasil
Sul terá chuva intensa e risco de tempestades, enquanto calor e seca avançam pelo Brasil