Manejo assertivo diminui o impacto dos insetos vetores no milho

Publicado em 31/07/2025 04:38 e atualizado em 31/07/2025 10:14
A cigarrinha e outros insetos vetores podem causar prejuízos de até 70% nas lavouras, mas o uso de novas tecnologias bem direcionadas é fundamental para mitigar as perdas

Os insetos vetores nas lavouras de milho podem ser bastante agressivos, ocasionando perdas quantitativas e qualitativas, resultando em prejuízos de até 70% na produção final.

A cigarrinha-do-milho é considerada uma das principais pragas da cultura, sendo capaz de causar estragos de grandes dimensões nas lavouras. Essa praga transmite doenças como: o enfezamento pálido, enfezamento vermelho e risca do milho, que afetam diretamente o desenvolvimento e a produtividade das plantas. Outro grande vilão é o pulgão, que ao longo dos anos tem sido um inseto vetor de agentes patogênicos, capaz de transmitir o vírus mosaico.

Segundo o Entomologista, Maurício Pasini, nas últimas safras a presença destes insetos tem levado a uma perda muito grande do potencial produtivo da cultura. “É bastante interessante como essas doenças têm sintomas visíveis e muito evidentes. Agora, se o produtor identificar um pouquinho tarde demais esses problemas, se identificar mais adiante a questão da troca de coloração das folhas, o próprio enfezamento, milho retorcido, uma estrutura menor, esses danos já ocorreram e são irreversíveis”, explica o entomologista.

Diante do avanço da infestação destes insetos vetores que, nos últimos anos, estão comprometendo significativamente a produtividade e qualidade do milho, Pasini orienta que o manejo assertivo e o uso de tecnologias inovadoras para proteger as lavouras são fundamentais para mitigar os danos e diminuir as perdas. Mas, atualmente muitos produtos disponíveis no mercado de inseticidas realizam apenas um controle paliativo e não solucionam o principal problema: a transmissão de viroses e bactérias para as plantas.

Em um cenário onde os agricultores estão ansiosos por soluções mais eficientes, a BASF lançou o inseticida Efficon®, que possui um novo e inédito modo de ação. O produto é baseado no ingrediente ativo DIMPROPYRIDAZ (novo ingrediente ativo da companhia), que atua de forma rápida e com alto residual sobre ninfas e adultos. Além disso, o novo ingrediente ativo atua de maneira sistêmica e translaminar, proporcionando proteção abrangente às plantas e sendo fundamental na prevenção da resistência dos insetos. 

Efeito Freeze: como o produto age na prática?

Outro diferencial do Efficon® está relacionado ao seu modo de ação, que interfere diretamente nos órgãos cordotonais dos insetos — estruturas sensoriais presentes nas antenas e articulações, responsáveis por funções como equilíbrio, orientação espacial e percepção de estímulos ambientais. A atuação sobre esses órgãos provoca a interrupção imediata da locomoção e alimentação, o que é especialmente relevante para o controle dos pulgões e da cigarrinha-do-milho, já que a transmissão de enfezamentos exige, em média, pelo menos 30 minutos de alimentação ativa nos vasos do floema para que ocorra a transferência dos patógenos para as plantas. 

Este mecanismo, denominado “Efeito Freeze”, impede que o inseto continue se alimentando logo após o contato ou ingestão do produto, evitando a transmissão de doenças e contribuindo para a preservação do potencial produtivo das plantas. Como resultado, o uso do Efficon®pode levar à formação de lavouras mais sadias, com melhor desenvolvimento foliar, maior eficiência no transporte de nutrientes, e consequentemente maiores rendimentos por hectare.  

“Ao termos a paralisação do inseto, ele não se alimenta mais e, parando de se alimentar, não transmite os agentes patogênicos que podem ocasionar prejuízos significativos”, destaca o Gerente de Desenvolvimento de Mercado da BASF, Sérgio Giampaoli.

Em um cenário onde os agricultores estão ávidos por soluções mais eficientes, Efficon® se destaca por oferecer uma tecnologia que vai além do manejo tradicional, entregando resultados superiores e protegendo a planta por completo.

A BASF é referência em inovações para a agricultura. Para mais informações acesse os canais abaixo:

Redes sociais: https://www.instagram.com/basf_agro_br/

Confira o 2º Episódio exclusivo da Websérie Efficon®, no Notícias Agrícolas:
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário