Trump diz que diretoria do Fed deveria assumir controle se Powell não reduzir taxa de juros

Publicado em 01/08/2025 11:31 e atualizado em 01/08/2025 12:03

Logotipo Reuters

 

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que a diretoria do Federal Reserve deveria assumir o controle se o chair do banco central, Jerome Powell, continuar se recusando a reduzir a taxa de juros.

"Jerome 'Atrasado Demais' Powell, um IMBECIL teimoso, tem que reduzir substancialmente a taxa de juros. AGORA, SE ELE CONTINUAR SE RECUSANDO, A DIRETORIA DEVE ASSUMIR O CONTROLE E FAZER O QUE TODOS SABEM QUE DEVE SER FEITO!", disse Trump em publicação no Truth Social.

O banco central dos EUA manteve a taxa de juros estável na quarta-feira e os comentários de Powell após a decisão minaram a confiança de que os custos dos empréstimos começariam a cair em setembro, fomentando a ira de Trump, que tem exigido cortes imediatos e acentuados nos juros.

A mais recente decisão de política monetária teve uma votação de 9 a 2, o que representa um resultado dividido em um banco central normalmente orientado pelo consenso, com dois diretores do Fed discordando pela primeira vez em mais de 30 anos.

Trump se referiu à divergência em uma publicação posterior no Truth Social: "FORTES DISSIDÊNCIAS NA DIRETORIA DO FED. ISSO SÓ VAI FICAR MAIS FORTE! TARDE DEMAIS!"

Os sete membros da diretoria do Fed são indicados pelo presidente e confirmados pelo Senado dos EUA.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário