Itaú BBA: Exportações de carne in natura batem recorde histórico em julho

Publicado em 19/08/2025 14:32
Os dados estão disponíveis no Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA

As exportações brasileiras de carne bovina in natura atingiram 276,9 mil toneladas em julho, o maior volume da série histórica, com alta de 16,7% na comparação anual. No acumulado de 2025, o avanço é de 13,7%. O preço médio do produto no mês foi de USD 4.270/t, crescimento de 1,9% frente a junho e 25,9% acima de julho de 2024.

Apesar do resultado expressivo, a carne bovina ficou fora da lista de produtos isentos da nova tarifa americana. Desde 6 de agosto, os embarques para os Estados Unidos passaram a pagar 50% sobre os 26,4% já aplicados fora da cota, totalizando 76,4%, o que praticamente inviabiliza o envio para esse mercado.

O spread das exportações em julho subiu para 15%, ante 10% em junho, refletindo a queda de 4,2% no preço do boi em dólares e a alta de 1,9% na carne. Há um ano, o indicador estava em 19%, enquanto a média histórica de dez anos é de 9%, mantendo a indústria em patamares confortáveis tanto no mercado interno quanto externo.

Mesmo sem as compras americanas, o cenário para exportações segue positivo e com potencial para absorver a boa oferta. Ainda assim, com margens projetadas de até R$ 1.000 por cabeça nos preços futuros atuais, o relatório do Itaú BBA recomenda a realização de hedge para reduzir riscos diante de possíveis surpresas no mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Itaú BBA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário