Lavouras de trigo do Rio Grande do Sul têm desenvolvimento adequado, diz Emater

Publicado em 21/08/2025 18:08

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - As lavouras de trigo do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal do Brasil, apresentam desenvolvimento satisfatório, beneficiadas por boa disponibilidade hídrica no solo, temperaturas amenas e maior incidência de radiação solar nas últimas semanas, disse a Emater em boletim nesta quinta-feira.

"As plantas apresentam coloração verde intensa, folhas bem expandidas e apropriada densidade de estande, indicando desempenho adequado", apontou a Emater, citando que as condições atuais favorecem o perfilhamento e a manutenção da sanidade de forma geral.

A expectativa de produtividade segue positiva, segundo o órgão de assistência técnica ligado ao governo.

A área cultivada no Estado está projetada pela Emater em 1,2 milhão de hectares, queda de cerca de 10% ante a temporada anterior, mas a produção não deverá cair tanto, com expectativa de recuperação da produtividade média, estimada em 2.997 kg/ha.

A safra está estimada em cerca de 3,6 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados preliminares da Emater.

A maioria das lavouras encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo (92%) e o restante está em florescimento (8%), conforme levantamento desta semana.

A próxima semana terá chuva forte e retorno do frio intenso ao Rio Grande do Sul, disse a Emater. Os volumes previstos de precipitações deverão variar entre 50 e 100 mm na maioria dos municípios do Estado.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário