Petróleo sobe enquanto mercado aguarda declaração de Trump sobre Rússia e Ucrânia
![]()
Por Shariq Khan
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, recuperando-se das perdas iniciais, depois que a Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou feliz quando soube que a Rússia atacou a Ucrânia com mísseis e drones durante a noite.
Os futuros do petróleo Brent subiram 0,8%, para fechar a US$68,62 por barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiram 0,7%, para fechar a US$64,60 por barril.
A Rússia atingiu a Ucrânia com mísseis mortais e ataques de drones na madrugada de quinta-feira, matando pelo menos 21 pessoas em Kiev, segundo autoridades da cidade. Enquanto isso, os militares ucranianos disseram que usaram drones para atingir duas refinarias de petróleo russas durante a noite.
Trump fará uma declaração sobre a situação ainda nesta quinta-feira, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, aos repórteres. Ambos os índices de referência do petróleo estavam em queda de cerca de 1% no início da sessão, mas ficaram positivos após seus comentários.
Os comerciantes também estão atentos à resposta da Índia à pressão dos EUA para parar de comprar petróleo russo, depois que Trump dobrou as tarifas sobre as importações da Índia para até 50% na quarta-feira.
As exportações de petróleo russo para a Índia devem aumentar em setembro, disseram os comerciantes, desafiando a pressão dos EUA.
Os preços do petróleo estiveram sob pressão no início da sessão, com os comerciantes se preparando para uma menor demanda de combustível após o fim de semana prolongado do Dia do Trabalho nos EUA.
A oferta de petróleo também deve aumentar devido a um plano da Opep+ de aumentar a produção de setembro em 547.000 barris por dia.
(Reportagem adicional de Sam Li, em Pequim, e Siyi Liu, em Cingapura)
0 comentário
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP