Consumidores da zona do euro mantêm expectativas de inflação, mostra pesquisa do BCE
![]()
FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro mantiveram em julho suas expectativas de inflação em ou acima da meta de 2% do Banco Central Europeu, segundo pesquisa divulgada pelo BCE nesta sexta-feira.
O BCE manteve sua taxa básica de juros em 2% no mês passado e provavelmente fará o mesmo em 11 de setembro, antes de retomar as discussões sobre novos cortes à frente, especialmente se a economia enfraquecer devido às tarifas dos Estados Unidos.
A Pesquisa Mensal de Expectativas do Consumidor do banco central mostrou que a mediana dos entrevistados aponta que a inflação será, em média, de 2,6% nos próximos 12 meses, sem alterações em relação a junho e muito acima das projeções do próprio BCE.
As expectativas de inflação para os próximos três anos subiram de 2,4% em junho para 2,5%, enquanto a projeção para os próximos cinco anos ficou inalterado em 2,1% pelo oitavo mês consecutivo.
O BCE tem como meta uma inflação de 2% em um prazo médio indefinido, que geralmente se acredita ser de cerca de três anos.
(Reportagem de Francesco Canepa)
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural