HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Imea mantém projeção de safra de soja de MT e cita ausência de chuvas significativas

Publicado em 01/09/2025 16:31

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve nesta segunda-feira a projeção de área a ser cultivada com soja 2025/26 em Mato Grosso em 13,08 milhões de hectares, o que seria um crescimento de 1,67% na comparação com o ciclo passado, segundo relatório mensal.

O instituto ligado aos produtores do principal Estado agropecuário do Brasil citou ainda que os produtores mato-grossenses já estarão autorizados pelo Ministério da Agricultura a semear a nova safra a partir do dia 7 de setembro.

"No entanto, as projeções do NOAA indicam ausência de chuvas significativas na maior parte do Estado durante a primeira quinzena de setembro, o que eleva o risco para a germinação e pode retardar o início dos trabalhos a campo", afirmou.

Além disso, o Imea afirmou que permanecem as incertezas quanto ao nível de investimento a ser realizado na temporada, pressionado por "custos de produção elevados, preços futuros da soja em baixa e as taxas de juros ainda altas".

O Imea estima a produtividade média do Estado na nova safra em 60,45 sacas por hectare, o que seria uma queda anual de 8,81%. A safra, por sua vez, recuaria 7,29% ante o recorde do ciclo passado, para 47,18 milhões de toneladas.

Em outro boletim, o Imea afirmou que o primeiro levantamento realizado para a área de milho em 2025/26 indicou incremento de 1,83% em relação a temporada 2024/25, ficando estimada em 7,39 milhões de hectares, com o cereal ganhando lavouras do gergelim, cujos preços não se mostram "atrativos".

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário