Índice europeu STOXX 600 fecha perto de mínima de um mês com alta de rendimentos de títulos por questões fiscais
![]()
Por Johann M Cherian e Tristan Veyet
(Reuters) - As ações europeias fecharam perto da mínima de um mês nesta terça-feira após uma liquidação generalizada, impulsionada por um aumento nos rendimentos dos títulos já que os investidores estão cada vez mais preocupados com as pressões fiscais nas economias do mundo todo.
O índice STOXX 600 caiu 1,47%, fechando em 543,35 pontos, com o setor imobiliário registrando perda de 3,5% que o levou a uma mínima de quase cinco meses.
Os investidores estão preocupados com a sustentabilidade da dívida de vários países da Europa e de todo o mundo, provocando venda de títulos alemães e franceses de prazos mais longos.
Os rendimentos dos títulos alemães de 30 anos atingiram uma máxima desde 2011, enquanto os títulos franceses chegaram ao maior nível desde 2009. Os rendimentos dos títulos se movem de forma inversa aos preços.
O Reunião Nacional, de extrema direita da França, está se preparando para a possibilidade de eleições antecipadas, tendo dito na segunda-feira que derrubará o governo minoritário em um voto de confiança em 8 de setembro.
"Uma grande parte da história no primeiro trimestre foi a expectativa de que os governos começariam a gastar dinheiro (...) e isso geraria lucratividade corporativa", disse Marija Veitmane, chefe de pesquisa de ações da State Street Markets.
"Hoje parece ser o dia em que os investidores estão observando o mercado de títulos com muito mais atenção e percebendo que talvez nem tudo seja tão cor-de-rosa quanto eles imaginavam", disse Daniel Coatsworth, analista de investimentos da AJ Bell.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,87%, a 9.116,69 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,29%, a 23.487,33 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,70%, a 7.654,25 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,61%, a 41.727,58 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,57%, a 14.704,20 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,71%, a 7.677,58 pontos.
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural