Presidente chinês e líder norte-coreano se reúnem em Pequim
![]()
PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se reuniram na quinta-feira em Pequim, informou a emissora estatal chinesa CCTV.
A reunião abrangeria os laços bilaterais e as questões de interesse mútuo e tem importância significativa, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, aos repórteres, mais cedo.
"A China está pronta para fortalecer a comunicação estratégica e aumentar os intercâmbios e a cooperação com a Coreia do Norte, aprofundar o compartilhamento de experiências de governança e promover as respectivas causas socialistas e as tradicionais relações de cooperação amigável entre a China e a Coreia do Norte", disse Guo.
As conversas ocorreram após um desfile militar em Pequim na quarta-feira, ao qual Kim compareceu, juntamente com o presidente russo, Vladimir Putin. Ambos foram vistos caminhando e conversando com Xi durante o grande evento, que a China usou como uma demonstração de força.
Kim chegou a Pequim em seu característico trem blindado verde na terça-feira, junto com sua filha adolescente, que fez sua primeira saída pública no exterior.
O líder norte-coreano se reuniu com Putin na quarta-feira, prometendo "apoio total" ao Exército russo como um "dever fraterno".
A China, um aliado formal por tratado da Coreia do Norte, é disparadamente o maior parceiro comercial da nação isolada.
A Coreia do Norte está sob sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 2006 por causa do desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos.
Kim visitou a China pela última vez em janeiro de 2019.
(Reportagem de Joe Cash)
0 comentário
IGP-10 sobe 0,04% em dezembro e termina ano com deflação acumulada, diz FGV
Minério de ferro cai com plano da China de regular exportações de aço
Comissão Europeia espera assinar acordo com Mercosul até final do ano, diz porta-voz
Aliados da Venezuela apoiam Maduro enquanto aumentam tensões com os EUA
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores