PF prende suspeito de articular esquema de cobranças indevidas a aposentados do INSS

Publicado em 12/09/2025 13:57 e atualizado em 12/09/2025 15:08

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira dois suspeitos de envolvimento em um esquema de cobranças indevidas e sem autorização de aposentados e pensionistas do INSS, incluindo o suposto articular do grupo, segundo fontes com conhecimento da operação.

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca do INSS", foi detido em Brasília. Também foi preso, em São Paulo, o empresário Maurício Camisotti, suspeito de participação nas fraudes contra beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disseram as fontes, que têm conhecimento direto da operação.

Antunes é apontado como o líder do esquema de cadastramento e cobrança indevida de contribuições associativas, sem autorização dos beneficiários. As investigações indicam que Antunes movimentou R$12,2 milhões em contas bancárias em pouco mais de quarto meses, segundo as fontes.

Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em endereços de São Paulo e do Distrito Federal, segundo nota da PF, que não identificou os alvos.

“A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço à investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução por parte de alguns investigados”, informou a PF em nota.

Durante a operação, foram apreendidas obras de arte -- como esculturas e quadros --, armas e veículos de luxo. Parte dos itens foi encontrada na casa e no escritório do advogado Nelson Wilians, na capital paulista, de acordo com as fontes.

O escândalo das cobranças não autorizadas levou à queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e à abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário