HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para temporais no Sul e tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 15/09/2025 16:25
Previsão destaca chuvas intensas no Rio Grande do Sul e baixa umidade em outras regiões do país

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para a semana de 15 a 21 de setembro, destacando um cenário de contrastes em todo o país. A Região Sul do Brasil deve se preparar para um período de chuvas intensas e temporais, com acumulados que podem atingir até 200 mm no centro e sul do Rio Grande do Sul.

Captura-de-tela-2025-09-15-133920

O Inmet alerta para o risco de granizo e rajadas de vento nos dias 15, 16, 18 e 19 de setembro, que podem afetar o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de volumes de chuva menores, em torno de 40 mm.

Enquanto o Sul enfrenta a instabilidade, as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem lidar com a persistência do tempo seco e a baixa umidade do ar. No Sudeste, as chuvas serão escassas, com os maiores volumes previstos para o leste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, onde podem chegar a 20 mm. Já no oeste de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais, o tempo se mantém seco, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.

A situação no Centro-Oeste é ainda mais crítica em relação à umidade, com valores abaixo de 25% em áreas como Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e no centro-leste do Mato Grosso. A previsão é de chuvas isoladas no Mato Grosso, com volumes de até 10 mm, embora a combinação de fatores atmosféricos possa causar pancadas de chuva localizadas entre quarta e quinta-feira.

Em outras regiões do país, a previsão aponta para chuvas no Norte, com volumes significativos no Amazonas (até 100 mm) e Roraima (até 40 mm), enquanto o Tocantins deve ter tempo seco. No Nordeste, o interior continua com tempo seco, e a umidade pode ficar abaixo de 20%, mas no litoral leste, entre a Bahia e Alagoas, são esperadas chuvas que podem chegar a 30 mm.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário