Rumo diz que ferrovia está operacional após vagões com milho decarrilarem

Publicado em 26/09/2025 11:44 e atualizado em 26/09/2025 12:26

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A concessionária Rumo afirmou nesta sexta-feira que a ferrovia que passa por Araraquara (SP) já está operacional após duas locomotivas e 14 vagões transportando milho descarrilarem na tarde de quinta-feira.

O descarrilamento aconteceu após a composição de trens atingir um caminhão que atravessava a linha férrea. Ninguém se feriu.

Em nota, a Rumo não comentou sobre o tempo que durou a interrupção do tráfego, em função do acidente.

"Equipes técnicas da Rumo trabalharam em conjunto com os órgãos competentes para liberar a via. A circulação de trens já está operacional", disse a empresa em nota.

O trecho de Araraquara integra a Malha Paulista da Rumo, que se conecta com a Malha Central, importante corredor para transporte de milho do Centro-Oeste para o porto de Santos, o principal ponto de exportação do cereal do país.

O Brasil está no momento no pico de escoamento de milho, após colheita de uma safra recorde.

Segundo a Rumo, um caminhão furou a preferencial de uma passagem em nível. "O motorista avançou a linha férrea no momento em que o trem se aproximava, o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar a colisão devido à proximidade, o peso e o tamanho da composição", explicou a companhia.

A concessionária destacou que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial para a passagem de trens. "Atravessar uma passagem em nível sem parar é uma infração gravíssima."

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário