Indonésia dá mais um passo rumo ao biodiesel B50

Publicado em 07/10/2025 11:38 e atualizado em 07/10/2025 15:59

Logotipo Reuters

 

JACARTA (Reuters) - A Indonésia deu mais um passo em direção ao lançamento de uma mistura de 50% de biodiesel (B50) no diesel, ao concluir os testes de laboratório, informou um funcionário do Ministério da Energia nesta terça-feira, já que o país pretende implementá-lo no próximo ano.

Atualmente, o biodiesel à base de óleo de palma tem uma mistura obrigatória de 40% (B40), mas a Indonésia quer aumentar o nível para reduzir sua dependência das importações de combustíveis fósseis.

O teste de laboratório envolveu o funcionamento de um motor usando o combustível B50 e foi concluído em agosto. As autoridades agora realizarão testes em estradas, disse à Reuters o diretor de bioenergia do Ministério da Energia, Edi Wibowo.

"Com base nos resultados dos testes, avançaremos para lançar testes de estrada e testes em máquinas não automotivas que funcionam com diesel", disse ele.

O momento do teste de estrada ainda não foi decidido, disse ele.

A Indonésia pretende tornar o B50 obrigatório em 2026, mas é improvável que isso aconteça em janeiro, disse um funcionário sênior do Ministério da Energia em agosto.

A adoção do B50 exigiria 20,1 milhões de quilolitros de biocombustível à base de óleo de palma por ano para ser misturado ao diesel, em comparação com 15,6 milhões de quilolitros com o B40, segundo dados do Ministério da Energia.

(Reportagem de Bernadette Christina Munthe)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário