Indonésia dá mais um passo rumo ao biodiesel B50
![]()
JACARTA (Reuters) - A Indonésia deu mais um passo em direção ao lançamento de uma mistura de 50% de biodiesel (B50) no diesel, ao concluir os testes de laboratório, informou um funcionário do Ministério da Energia nesta terça-feira, já que o país pretende implementá-lo no próximo ano.
Atualmente, o biodiesel à base de óleo de palma tem uma mistura obrigatória de 40% (B40), mas a Indonésia quer aumentar o nível para reduzir sua dependência das importações de combustíveis fósseis.
O teste de laboratório envolveu o funcionamento de um motor usando o combustível B50 e foi concluído em agosto. As autoridades agora realizarão testes em estradas, disse à Reuters o diretor de bioenergia do Ministério da Energia, Edi Wibowo.
"Com base nos resultados dos testes, avançaremos para lançar testes de estrada e testes em máquinas não automotivas que funcionam com diesel", disse ele.
O momento do teste de estrada ainda não foi decidido, disse ele.
A Indonésia pretende tornar o B50 obrigatório em 2026, mas é improvável que isso aconteça em janeiro, disse um funcionário sênior do Ministério da Energia em agosto.
A adoção do B50 exigiria 20,1 milhões de quilolitros de biocombustível à base de óleo de palma por ano para ser misturado ao diesel, em comparação com 15,6 milhões de quilolitros com o B40, segundo dados do Ministério da Energia.
(Reportagem de Bernadette Christina Munthe)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025