Rússia reduzirá área de trigo em mais de 6%, diz vice-ministro da Agricultura

Publicado em 09/10/2025 10:38 e atualizado em 09/10/2025 11:10

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - A Rússia, maior exportador de trigo do mundo, deverá reduzir sua área semeada de trigo de inverno e primavera em mais de 6% este ano em favor do cultivo de mais sementes oleaginosas, disse o vice-ministro da Agricultura, Andrei Razin, nesta quinta-feira.

Os dados apresentados por Razin confirmam a tendência recente dos agricultores de abandonar o trigo, que consideram menos lucrativo devido aos baixos preços globais, às altas taxas de exportação domésticas e às secas que afetam as áreas de maior produção no sul da Rússia.

"Há desvios do plano de plantio de grãos e leguminosas em direção às oleaginosas. O plano para as áreas de trigo de inverno foi reduzido, o que não é ótimo", disse Razin em uma conferência agrícola, refletindo a insatisfação do governo com a redução da área semeada.

O trigo continua sendo a principal commodity agrícola de exportação da Rússia.

Uma tabela apresentada durante o discurso de Razin mostrou que as áreas semeadas de trigo serão reduzidas em 6,2%, para 28,2 milhões de hectares em 2025, em comparação com o ano anterior, e em 6,6% em comparação com o plano inicial para este ano.

As exportações de trigo da Rússia sofreram uma desaceleração acentuada em agosto e setembro.

A área semeada de sementes oleaginosas, incluindo sementes de girassol, soja e colza, consideradas mais lucrativas por muitos agricultores, crescerá 8,5%. A Rússia também é o maior produtor de óleo de girassol do mundo.

(Reportagem de Olga Popova)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário