FPBio e FPEtanol: Nota de Reconhecimento à atuação da ANP
As Frentes Parlamentares do Biodiesel e do Etanol, que representam o setor de biocombustíveis, vêm a público reconhecer a firme e competente atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no combate ao crime e à ilegalidade no setor de combustíveis.
A recente Operação Carbono Oculto, realizada em conjunto com Polícia Federal, Receita Federal e o Ministério Público representa um marco no enfrentamento a esquemas sofisticados de fraudes, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação demonstra o alto grau de integração da ANP com as forças de segurança e o seu compromisso com a repressão qualificada de práticas criminosas que afetam toda a cadeia de suprimentos.
A agência tem se destacado por medidas concretas de fiscalização e interdição, reforçando sua presença reguladora e seu papel estratégico na defesa da concorrência leal e do direito do consumidor.
A FPBio e a FPEtanol parabenizam a diretoria e a equipe técnicas da ANP pela condução rigorosa das ações e reafirma seu apoio institucional às iniciativas e ao fortalecimento do órgão. As Frentes estão articulando junto ao Congresso a aprovação de projetos que ampliem o acesso a informações e ampliem as penalidades para aqueles que não correspondem com a lei, respectivamente PLP 125/22, PLP 109/25 e PL 399/25.
Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS) – presidente da FPBio
Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG) – presidente da FPEtanol
0 comentário
Biodiesel amplia uso da soja e reforça oportunidades ao produtor rural
Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético e agroindustrial lançaram hoje a Coalizão pelos Biocombustíveis
Brasil está a caminho de um aumento na produção de etanol em 2026, dizem especialistas
Combustíveis renováveis colocam o agro brasileiro no centro da nova matriz energética e diversificam opções para o produtor rural
Associações indicam riscos da abertura da importação de biodiesel
Produção de biodiesel no Brasil bate recorde em 2025 e setor deve crescer em 2026