Incêndio em subestação no Paraná causa apagão em vários Estados na madrugada

Publicado em 14/10/2025 08:29

Logotipo Reuters

Por Leticia Fucuchima

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um incêndio em subestação no Paraná levou à interrupção do fornecimento de energia em várias partes do Brasil na madrugada desta terça-feira, com um desligamento total de cerca de 10.000 megawatts (MW) de cargas, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A ocorrência registrada às 0h32 se deu em um reator da subestação Bateias, desligando toda a instalação de 500kV e ocasionando a desinterligação do Sul, que exportava cerca de 5.000MW para o Sudeste/Centro-Oeste naquele momento.

Na região Sul, o incêndio levou a uma perda de aproximadamente 1.600MW de carga.

Já nas demais regiões, o ONS apontou que o apagão decorreu da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um mecanismo de proteção acionado de forma automática que implica corte de energia quando há necessidade de se reequilibrar o sistema elétrico por algum distúrbio.

No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900MW, no Norte, de 1.600MW e no Sudeste, de 4.800MW.

"O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência", disse o ONS.

O Ministério de Minas e Energia apontou que o tempo de recomposição total foi inferior às ocorrências deste porte já ocorridas no Sistema Interligado Nacional (SIN).

A pasta disse ainda que está programada para esta terça-feira uma reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas da ocorrência.

Distribuidoras relataram falta de energia entre o fim da noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira.

Segundo a distribuidora Amazonas Energia, houve uma perturbação no SIN às 23h32 de segunda-feira, interrompendo energia a bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara. Os serviços foram totalmente recompostos às 0h25.

Já a Light informou que 450 mil clientes chegaram a ficar sem energia após a ocorrência relatada pelo ONS, que afetou onze de suas subestações, com impacto para clientes de parte da Baixada, zona norte e zona oeste do Rio de Janeiro. Toda a carga foi restabelecida às 01h05, disse a distribuidora fluminense.

Já a Enel São Paulo, que atende a região metropolitana paulista, disse que 937 mil clientes chegaram a ser afetados, mas o serviço foi normalizado por volta das 0h40.

A distribuidora mineira Cemig não detalhou o número de clientes afetados, mas disse que o restabelecimento de 99% deles ocorreu até a 1h30. Às 6h12, todos os afetados haviam tido o fornecimento recomposto.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário