Ministros da Agricultura das Américas se reúnem em Brasília para definir o futuro do setor agropecuário

Publicado em 14/10/2025 16:51
Encontro continental vai debater inovação, integração regional e novas políticas para o campo

De 3 a 5 de novembro de 2025, Brasília será palco da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, onde serão debatidos temas cruciais para a transformação do setor agropecuário e o desenvolvimento rural no continente. O evento terá foco na criação de novas políticas públicas para a agricultura, com ênfase no papel da ciência, tecnologia e inovação, e será organizado pelo Brasil em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A abertura oficial será realizada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e pelo Diretor Geral do IICA, Manuel Otero. Durante o evento, também ocorrerá a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), o órgão de governança máxima do IICA.

Diálogos especializados

Durante a Conferência, ministros e lideranças da agricultura de 34 países membros do IICA discutirão políticas conjuntas sobre temas como produtividade, desenvolvimento rural e cooperação internacional. Especialistas acadêmicos e representantes do setor privado também participarão das discussões estratégicas.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como o do cientista Rattan Lal, líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30; Silvia Massruhá, presidente da Embrapa; Walter Baethgen, pesquisador sênior da Universidade de Columbia; Tania Zanella, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA); e Pedro Martel, chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Agricultura integrada

A Conferência também abordará o papel estratégico da agricultura na integração regional e global, bem como sua importância econômica e social para os países das Américas. O controle de pragas e doenças transfronteiriças, outro ponto sensível para a sustentabilidade do setor, também estará na pauta dos debates.

Realizadas a cada dois anos, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas e a JIA são marcos importantes na definição de políticas agrícolas e rurais para o continente. A última edição ocorreu em 2023, na sede do IICA em São José, Costa Rica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria IICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário