Inmet emite alertas de chuvas intensas para amplas áreas do Centro-Sul e Norte do país
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (27), dois alertas de chuvas intensas que atingem uma grande parte do país, com validade até as 10h de terça-feira (28). Os avisos, de perigo potencial (amarelo) e perigo (laranja), envolvem áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Norte, com previsão de fortes pancadas de chuva, ventos intensos e risco de alagamentos.
O alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, e ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas sob esse aviso incluem grande parte de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de regiões pontuais do Rio Grande do Sul e do Pará.
Já o alerta laranja aponta para chuvas mais fortes, variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos que podem atingir 100 km/h. O risco é maior para alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.
Esse aviso cobre porções centrais e sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste de Minas, norte e centro do Paraná, oeste de Santa Catarina e áreas do Amazonas, Rondônia e Pará.
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026