Representante dos EUA se reúne com mineradoras no Brasil e discute terras raras, dizem fontes
![]()
Por Lisandra Paraguassu e Marta Nogueira
BRASÍLIA/SALVADOR (Reuters) - O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, teve reuniões com mineradoras durante evento do setor em Salvador nesta terça-feira e debateu terras raras, disseram duas fontes conhecimento do assunto.
As fontes, que falaram na condição de anonimato, confirmaram reportagem publicada mais cedo pela CNN Brasil.
O tema terras raras é um dos que pode ser colocado na mesa nas negociações entre EUA e Brasil, em conversas que visam a retirada das tarifas impostas pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros.
Uma das fontes afirmou que a mineradora St George Mining, que tem projeto de produzir terras raras e nióbio em Minas Gerais, participou do encontro com o representante comercial.
O diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Julio Nery, confirmou que Escobar está no evento e conversa com representantes do segmento. Mas ele não entrou em detalhes sobre o assunto tratado.
"Ele (Escobar) já esteve em reunião com o Ibram três ou quatro vezes (recentemente)... e pediu uma agenda para conversar com o Raul Jungmann (presidente do Ibram) na Exposibram", disse Nery, sem detalhar.
(Por Lisandra Paraguassu e Marta Nogueira)
0 comentário
Dólar cai a R$5,1080 sob influência do exterior
Lula diz que não aplicará reciprocidade enquanto estiver negociando com EUA
Ibovespa fecha em alta com aval externo e nova pesquisa eleitoral
Banco Mundial e FMI aprovam reformas no quadro de avaliação da dívida de países pobres
CNN, MS NOW e Politico processam Trump por proibição de acesso à Casa Branca
Rússia enfrenta fortes ataques ucranianos no último dia das eleições