Rússia ataca rede de energia da Ucrânia; mata três pessoas, incluindo uma criança
![]()
Por Anastasiia Malenko e Olena Harmash
KIEV (Reuters) - A Rússia lançou uma barragem de drones e mísseis contra a infraestrutura de energia da Ucrânia durante a noite, forçando restrições de energia em todo o país e matando três pessoas, incluindo uma menina de sete anos, disseram as autoridades nesta quinta-feira.
A primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, acusou Moscou de ter como alvo o povo ucraniano e o fornecimento de energia com a aproximação dos meses frios de inverno.
"Seu objetivo é mergulhar a Ucrânia na escuridão. O nosso é preservar a luz", disse Svyrydenko no aplicativo Telegram. "Para acabar com o terror, precisamos de mais sistemas de defesa aérea, sanções mais duras e pressão máxima sobre o agressor."
Autoridades regionais disseram que dois homens foram mortos na cidade industrial de Zaporizhzhia, no sudeste do país, e uma menina de sete anos da região central de Vinnytsia morreu no hospital devido aos ferimentos sofridos nos ataques.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças lançaram um ataque às instalações do complexo militar-industrial ucraniano durante a noite.
Moscou nega ter como alvo civis e disse que seus ataques são respostas a ataques da Ucrânia à infraestrutura russa.
A Ucrânia tem lançado ataques regulares com drones contra instalações militares e petrolíferas enquanto luta contra a invasão russa que já dura quase quatro anos.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda