Deral estima safra de soja do Paraná em 21,96 mi t, quase sem mudanças
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Paraná na temporada 2025/26, que está sendo plantada no momento, foi estimada nesta quinta-feira em 21,96 milhões de toneladas, praticamente estável ante a projeção do mês anterior (21,94 milhões de toneladas), de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral).
O órgão do governo do Estado elevou a projeção da primeira safra de milho do Paraná 2025/26 para 3,46 milhões de toneladas, ante 3,4 milhões na previsão do mês anterior.
"Ambas as safras se desenvolvem muito bem", afirmou o especialista do Deral Edmar Gervásio, pontuando que o plantio de soja está em torno de 70%, e o de milho, quase concluído.
"Chuvas em bom volume em todo Estado contribuem para esta boa situação no campo. O plantio da soja restante está basicamente ao sul do Estado, e a previsão é que o plantio finalize nos próximos 15 dias", acrescentou ele.
Já a safra de trigo do Estado, que está sendo colhida, foi estimada em 2,75 milhões de toneladas, um ajuste positivo em relação ao dado do mês passado (2,68 milhões).
"As produtividades ficaram acima do esperado, então até o fim da safra deve ficar nesses patamares, se não tiver algum acontecimento extraordinário...", disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, em referência a eventuais chuvas na colheita.
A colheita do trigo da safra chegou a 83% da área cultivada nesta semana.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro