HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de soja no Mercosul deve crescer 0,8% em 25/26 apesar de queda na área, aponta Céleres

Publicado em 03/11/2025 13:37 e atualizado em 03/11/2025 14:07

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja no Mercosul, que respondeu por 62% da oleaginosa exportada no mundo nos últimos cinco anos, deve crescer 0,8% na temporada 2025/26 mesmo com uma leve redução na área plantada, segundo projeções da consultoria Céleres divulgadas nesta segunda-feira.

A safra total da oleaginosa no bloco sul-americano deve atingir 242,3 milhões de toneladas, acima das 240,4 milhões colhidas no ciclo anterior.

A área cultivada com soja deve recuar 0,4%, ou 300 mil hectares a menos na comparação anual, puxada por uma redução de 1,3 milhão de hectares na Argentina, compensada parcialmente pelo avanço de 1 milhão de hectares no Brasil.

Apesar disso, a expectativa de um regime climático mais favorável nas principais regiões produtoras sustenta o aumento da produtividade média, estimada em 3,4 toneladas por hectare, ante 3,32 t/ha na safra 2024/25.

A Céleres também projeta um crescimento nas exportações do bloco, com alta de 5 milhões de toneladas, reforçando o papel do Mercosul no comércio global de soja.

O Brasil responde por cerca de 84% das exportações totais da região, disse a Céleres, que não separou a produção por país, em seu relatório.

Em sua primeira estimativa para a safra do Brasil, maior produtor e exportador global, a Céleres apontou em agosto que o país poderia produzir um novo recorde de 177,2 milhões de toneladas de soja, versus 172,8 milhões no ciclo anterior.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário