China concede isenções a controles de exportação de chips Nexperia para uso civil
![]()
Por Eduardo Baptista
PEQUIM (Reuters) - A China concedeu isenções aos controles de exportação de chips Nexperia para aplicações civis, informou o Ministério do Comércio neste domingo, em uma medida que ajudará a aliviar a escassez de oferta para montadoras e fornecedores automotivos.
O anúncio é o sinal mais forte de Pequim de que aliviará a pressão sobre a indústria automobilística global causada pelas restrições de exportação impostas depois que o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, uma grande fabricante de chips básicos usados em sistemas elétricos automotivos.
A Nexperia tem sede na Holanda, mas pertence à empresa chinesa Wingtech.
O Ministério do Comércio da China não especificou o que considerava ser uso civil, mas seu anúncio foi feito após declarações de empresas alemãs e japonesas dizendo que as entregas de chips chineses da Nexperia haviam sido retomadas.
No entanto, é provável que os laços bilaterais entre a China e a Holanda e, por extensão, a União Europeia, permaneçam tensos até que a disputa sobre a propriedade e as operações da Nexperia seja resolvida.
O governo holandês assumiu o controle da Nexperia em 30 de setembro, dizendo que a Wingtech estava planejando transferir a produção europeia da empresa para a China e que isso representaria uma ameaça à segurança econômica europeia.
A China respondeu cortando as exportações dos chips acabados da empresa, que são em sua maioria embalados na China, embora tenha dito na semana passada que começaria a aceitar pedidos de isenção após uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, em 30 de outubro.
(Reportagem de Eduardo Baptista; Reportagem adicional de Ethan Wang, Kevin Yao e Shuyan Wang)
0 comentário
Inflação na zona do euro será afetada por tarifas mas cortes nos juros podem compensar, dizem economistas do BCE
Índia tem negociações para acordos de minerais críticos com Brasil, Canadá, França e Holanda, dizem fontes
Ministra das Finanças do Japão afirma que excedente de reservas cambiais pode ser discutido como opção de financiamento
Ações chinesas fecham em alta com avanços no setor de comunicações
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes