Inmet emite alerta laranja para tempestades sobre grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santos
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades que se estende das 10h desta terça-feira (18) até as 10h de quarta-feira (19), atingindo uma ampla faixa dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de áreas de Goiás e da Bahia.
![]()
Segundo o instituto, a previsão indica chuva forte, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao longo do dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, além do risco de queda de granizo.
O Inmet alerta para possíveis cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, sobretudo em áreas urbanas e locais com maior vulnerabilidade à enxurrada. As regiões abrangidas pelo aviso incluem o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central e Noroeste do Espírito Santo, Campinas, Sul Goiano, Oeste de Minas, Sul e Sudoeste de Minas, Sul da Bahia, Sul capixaba, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste e Norte Fluminense, Litoral Norte do Espírito Santo, Baixadas, Centro Fluminense, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Mucuri, Macro Metropolitana Paulista, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Norte de Minas e Noroeste de Minas.
O órgão reforça que a população deve evitar se expor durante o avanço das tempestades, não se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e manter distância de estruturas metálicas, torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de necessidade, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026