Climatempo: Friozinho atípico marca o início do feriadão no centro-sul do país
O ar frio de origem polar voltou a se espalhar sobre o centro-sul do Brasil, após a passagem de uma frente fria, que já está no litoral da Bahia, e vai continuar influenciando muitas áreas no centro-sul do Brasil neste feriado de 20 de novembro e na madrugada da sexta-feira.
Além da presença do ar frio de origem polar, a pouca nebulosidade esperada durante a noite nesses dois dias, vai acentuar o resfriamento que naturalmente já ocorre no período noturno.
Muitas áreas do Sul do Brasil, do interior de São Paulo e as áreas mais elevadas do Sul de Minas Gerais, na região Sudeste, vão amanhecer o feriado de 20 de novembro novamente com um friozinho atípico, fora de hora, com temperaturas próximas e até um pouco abaixo dos 10°C. As áreas mais elevadas da serra catarinense podem até amanhecer com geada, com temperaturas em torno dos 5°C.
Temperatura sobe no fim de semana
O feriadão de 20 de novembro começa com um friozinho durante a noite e ao amanhecer, mas vai terminar abafado. Durante o fim de semana, a temperatura vai subir no centro-sul do Brasil. O ar frio de origem polar vai se afastando do país e o aumento da umidade no ar vai trazer uma sensação de abafamento. A sensação de ar abafado será sentida principalmente na tarde do sábado e durante o domingo. Essa diferença na temperatura será sentida em todo o Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do país.
Confira algumas temperaturas baixas que foram observadas no Brasil em 19/11/25 (dados do Inmet e do Epagri/SC)
5,7°C general Carneiro/PR
6,5°C Urupema morro de Urupema/SC
9,3°C Santa Vitória do Palmar/RS
9,8°C Rancharia/SP
9,7°C Amambai/MS
10,2°C Monte Verde/MG
12,2°C Alto Taquari/MT
14,8°C Rio Verde/GO
Saiba onde o sol vai predominar e onde vai chover
De acordo com a meteorologista Lívia Caetano a quinta-feira será marcada por grande contraste entre estabilidade atmosférica e áreas com chuva forte em algumas regiões do Brasil. De acordo com as informações fornecidas, o sol predomina em boa parte do país, mas instabilidades ganham força especialmente no Nordeste e no Norte. Confira, abaixo, o cenário completo para cada região do país.
Região Sul
O tempo segue estável em toda a Região Sul, sem previsão de chuva ao longo do dia. O sol predomina, apesar da variação de nuvens em alguns pontos.
As temperaturas permanecem altas, exceto em parte do litoral do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e litoral do Paraná, onde as máximas não sobem tanto.
À noite, a aproximação de uma nova frente fria pode provocar pancadas isoladas de chuva no extremo sul do litoral gaúcho. Com a influência da pré-frontal, os ventos de norte ganham intensidade, especialmente nas áreas litorâneas de SC e RS, com rajadas mais fortes.
Região Sudeste
No Sudeste, há chance de chuvas fracas e isoladas ao longo do litoral, incluindo áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Nas primeiras horas do dia, pancadas moderadas a fortes com trovoadas podem ocorrer no extremo norte e no nordeste de Minas Gerais.
No restante da região, o tempo permanece firme, com predominância de sol e variação de nuvens apenas no leste paulista, Zona da Mata mineira e litoral da região.
Em áreas do leste de São Paulo e sul de Minas, as temperaturas não sobem tanto durante a tarde.
Previsão do Tempo para São Paulo – Capital – A manhã deve começar com chance de garoa na capital e região metropolitana. Ao longo do dia, o sol predomina e não há previsão de chuva.
O calor toma conta do estado, mas no litoral e no leste paulista as temperaturas não sobem tanto. Em São Paulo, os termômetros variam entre 14°C pela manhã e 25°C à tarde.
Região Centro-Oeste
As pancadas de chuva continuam no norte de Mato Grosso e Goiás, podendo variar de fracas a moderadas, e localmente mais fortes com trovoadas, especialmente à tarde. Também há possibilidade de chuva no oeste de Mato Grosso.
Nas demais áreas, incluindo Mato Grosso do Sul, o tempo segue seco, estável e com predomínio de sol.
As temperaturas ficam elevadas, e a umidade relativa do ar permanece baixa em regiões do leste e sudeste de Mato Grosso, oeste e sul de Goiás e norte/noroeste/nordeste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
A frente fria que atua na Bahia segue avançando e provoca pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais.
A situação é mais preocupante no centro-leste baiano, incluindo o Recôncavo Baiano, Ilhéus, Chapada Diamantina e Feira de Santana, onde os acumulados podem ser elevados.
Instabilidades também permanecem no sul do Maranhão, Piauí, e em áreas do oeste de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e sul do Ceará, com chance de pancadas fortes.
Nas demais áreas do Nordeste, o tempo fica mais estável, com sol predominante.
As temperaturas seguem altas, e a umidade do ar continua baixa no Ceará e no interior de Rio Grande do Norte e Paraíba.
Região Norte
Instabilidades ganham força em grande parte da região, com chuva moderada a forte.
Há risco de temporais no norte do Amazonas, centro-sul e noroeste do Pará e grande parte de Roraima.
Enquanto isso, no leste do Amapá e extremo nordeste do Pará, o tempo permanece mais firme.
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus