Minério de ferro sobe com aumento da demanda da China, mas oferta global maior limita ganhos

Publicado em 26/11/2025 08:28 e atualizado em 26/11/2025 10:34

Logotipo Reuters

Por Lucas Liew

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com o apoio de uma modesta recuperação na demanda da China superando a pressão do aumento da oferta global e da queda na produção de aço.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China registrou alta de 0,19%, a 797 iuanes (US$112,57) a tonelada.

O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura avançava 0,71%, a US$106,55 a tonelada.

A oferta global de minério de ferro deve aumentar para um recorde de quase 2,68 bilhões de toneladas em 2026, com expansões contínuas de capacidade nas minas dos principais produtores, Austrália e Brasil, bem como no recém-comissionado projeto Simandou, na África Ocidental, disse a consultoria Mysteel em nota.

A Associação Mundial do Aço divulgou que a produção global de aço diminuiu em outubro, caindo 5,9% em relação ao ano anterior, para 143,3 milhões de toneladas, enquanto a produção de aço bruto da China, principal produtora mundial, caiu 12,1%.

A produção de aço da China ficará abaixo de 1 bilhão de toneladas este ano pela primeira vez em seis anos, em linha com a promessa do governo de reduzir a produção e reequilibrar a oferta e a demanda em um setor que luta contra o excesso de capacidade.

Os preços chineses dos concentrados de minério de ferro produzidos localmente permaneceram estáveis na maioria das regiões produtoras na semana passada, mesmo com o enfraquecimento da demanda entre as siderúrgicas domésticas, disse a Mysteel em nota separada.

A demanda doméstica de aço para uso final apresentou melhora no quarto trimestre, com o setor de infraestrutura impulsionando o aumento do consumo aparente, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.

(Reportagem de Lucas Liew)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário