Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vibra Energia iniciará neste mês o abastecimento de voos comerciais com Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Aeroporto Internacional de Salvador, informou a companhia nesta quarta-feira, destacando o ineditismo da iniciativa que foi fruto de uma parceria com o governo da Bahia.
O SAF será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da Latam Airlines Brasil, transformando o aeroporto no primeiro do Brasil a utilizar o combustível sustentável de aviação em operações comerciais, segundo a empresa.
Nesses abastecimentos, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, a maior mistura com SAF puro já utilizada em abastecimentos na aviação brasileira, segundo a Vibra.
O SAF puro (100% SAF), importado pela Vibra, é o único atualmente disponível no Brasil e foi fabricado na Ásia a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono por se tratar de um resíduo.
O SAF é fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros, e tem potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025