Confiança do consumidor da Alemanha melhora antes de festas de ano, mostra pesquisa

Publicado em 27/11/2025 07:44 e atualizado em 27/11/2025 10:53

Logotipo Reuters

tag:reuters.com,2025:binary_LYNXMPELAQ0E7-VIEWIMAGE

BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor na Alemanha deve melhorar ligeiramente em dezembro já que as famílias demonstram mais disposição para gastar dinheiro antes da temporada de fim de ano, embora as perspectivas de renda menos favoráveis estejam impedindo uma recuperação mais forte, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.

O índice de confiança do consumidor, publicado pelo instituto de pesquisa de mercado GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), subiu para -23,2 pontos em dezembro, ante -24,1 pontos no mês anterior, em linha com as expectativas dos analistas.

A confiança geral foi impulsionada por um aumento de 3,3 pontos na disposição dos consumidores para comprar pelo segundo mês consecutivo, levando-o ao mesmo nível do ano anterior, em -6,0 pontos.

Uma queda de 2,1 pontos na disposição para economizar também ajudou.

"A confiança do consumidor está atualmente quase exatamente no mesmo nível do ano passado. Essa é uma boa notícia para os varejistas que estão de olho nos negócios de fim de ano: os dados apontam para vendas de Natal firmes", disse Rolf Buerkl, diretor de clima do consumidor do NIM.

"Por um lado, isso mostra uma certa estabilidade na confiança do consumidor, mas, por outro, mostra que os consumidores não esperam uma recuperação drástica no curto prazo", acrescentou.

As expectativas econômicas das famílias para os próximos 12 meses caíram quase 2 pontos no mês, para -1,1 pontos, mas ainda estavam 2,5 pontos mais altas em comparação com o nível do ano passado.

A expectativa é de que a economia da Alemanha cresça apenas 0,2% em 2025, após dois anos de contração, já que as medidas de gastos do chanceler Friedrich Merz precisam de tempo para se traduzir em condições melhores.

(Reportagem de Miranda Murray)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário