Evento na B3 discute oportunidades no mercado de capitais para o agro
Especialistas do agronegócio e do setor financeiro estarão na Arena B3, em São Paulo, para a realização do evento “O Agro e o Mercado de Capitais” nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, das 8h30 às 12h. O evento é aberto aos jornalistas e a confirmação de presença é obrigatória.
O objetivo é contribuir com o projeto AgroCapitais iniciado em 2022, que desmistifica o mercado de capitais e apresenta novas fontes de financiamento privado ao agronegócio brasileiro, conectando agentes das cadeias produtivas do agronegócio e investidores. O evento é uma realização do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), IPA (Instituto Pensar Agropecuária) e B3. Além de um panorama sobre oportunidades no mercado de capitais para o agronegócio, serão debatidos o cenário econômico e perspectivas para o agro, inovação e evolução do mercado financeiro no agro, gestão de riscos e oportunidades no agro, tributação e desafios regulatórios no mercado financeiro e de capitais.
Na abertura, Renato Buranello, presidente do IBDA, Geraldo Melo, diretor geral do IPA, e Guilherme Bastos, coordenador do FGV Agro irão abordar o cenário econômico e perspectivas para o agronegócio, destacando o caminho do mercado de capitais, tendências que impactam o crédito e os investimentos no setor. O primeiro painel, sob mediação de Buranello, discutirá inovação e evolução do mercado financeiro no agronegócio, com Bruno Gomes, superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, Moacir Teixeira, sócio fundador da Ecoagro, Ana Paula Freitas Marcelino, gerente de relacionamento da B3, e José Alves Ribeiro Júnior, sócio do escritório VBSO Advogados, que irão analisar como as novas estruturas e instrumentos vêm impulsionando o financiamento agro.
Gestão de riscos e oportunidades no agro brasileiro é o tema do segundo painel, com moderação de Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola do MAPA, e a participação de Geraldo Melo, do IPA, Henrique Filho, head de Private/Comercial da Nova Futura Investimentos, Flavia Palacios, diretora da ANBIMA e CEO da Opea, e Luiz Claudio Caffagni, da Sombrero Seguros.
Logo após haverá palestra técnica com Paulo Vaz, sócio de Tributário do VBSO Advogados, sobre a tributação e desafios regulatórios no mercado financeiro e de capitais. No encerramento, às 12h, acontecerá o lançamento do livro “Reforma Tributária e Agronegócio”, coordenado por Renato Buranello, Paulo Vaz e Giuliano Ramos Alves. A obra é da Editora Quartier Latin e conta com apoio da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio).
0 comentário
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha
Queda de 18% no preço da ureia altera estratégia de compra de fertilizantes no Brasil
Entregas de fertilizantes crescem 9,3%, com 35,86 milhões de toneladas entregues
Mesmo diante de ano desafiador, mercado de máquinas agrícolas mantém resiliência
Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos