Vendas de veículos elétricos fabricados na China pela Tesla sobem 9,9% em novembro

Publicado em 02/12/2025 15:58

Logotipo Reuters

PEQUIM, 2 Dez (Reuters) - As vendas de veículos elétricos fabricados na China pela Tesla aumentaram 9,9% em novembro em comparação com o ano anterior, enquanto a montadora norte-americana enfrenta forte concorrência na China e na Europa.

As vendas dos veículos Model 3 e Model Y produzidos na fábrica da Tesla em Xangai, incluindo as exportações para a Europa e outros mercados, aumentaram 41% em relação a outubro, segundo dados divulgados na terça-feira pela Associação Chinesa de Veículos de Passageiros.

O aumento nas vendas ocorreu porque a especialista em veículos elétricos introduziu na China, no mês passado, uma variante de tração traseira com maior autonomia do seu modelo mais vendido, o Model Y, seguindo os lançamentos anteriores de uma versão com maior autonomia do Model 3 e do Model Y L de seis lugares no mesmo mercado.

O aumento anual em novembro foi o mais acentuado em 14 meses.

O principal negócio da Tesla tem sofrido pressão, principalmente de rivais chineses, enquanto Elon Musk muda o foco para robôs-táxi autônomos e robôs humanoides.

A Xiaomi, novata no mercado de veículos elétricos , rapidamente surgiu como uma concorrente da Tesla na China com o sedã SU7 e o SUV YU7, tendo superado sua meta de vendas de 350.000 veículos para este ano.

A maior rival chinesa da Tesla, a BYD <002594.SZ&gt;, registrou um aumento recorde de mais de 130.000 veículos enviados para o exterior no mês passado. Nos últimos meses, suas vendas na Europa continuaram a superar as da Tesla.

Em meio a uma batalha cada vez mais acirrada no segmento de baixo custo no mercado interno com suas rivais, Geely e Leapmotor e outras que continuaram a bater novos recordes de vendas, a BYD reportou uma queda nas vendas globais pelo terceiro mês consecutivo em novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário